Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1333
metadata.atena.dc.title: Grau de Satisfação com a Utilização de Instrumentos de Gestão nas Indústrias Automobilísticas no Brasil
metadata.atena.dc.creator: Sérgio Cavagnoli Guth
Ilse Maria Beuren
metadata.atena.dc.subject: Instrumentos de Gestão; Indústrias Automobilísticas
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: PENSAR CONTÁBIL
metadata.atena.dc.description: ResumoO aumento da concorrência no mercado obriga os gestores a reestruturar as organizações e buscar novas formas e instrumentos de gestão. Nesta perspectiva, o artigo objetivademonstrar o grau de satisfação com a utilização de instrumentos de gestão nas indústrias automobilísticas no Brasil, nas dimensões de benefícios alcançados, resultados financeiros, capacidade de desempenho de longo prazo, capacidade de posicionamento competitivo e integração organizacional. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, do tipo survey, com abordagem quantitativa. A população compreende as 25 empresas filiadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e a amostra por acessibilidade constitui-se das 13 empresas respondentes. O instrumento de pesquisa utilizado, um questionário com perguntas fechadas, foi enviado por correio eletrônico. Os dados foram submetidos à análise descritiva, com uso de ferramental estatístico, tendo como técnica a estatística descritiva. Os resultados da pesquisa evidenciam maior grau de satisfação, em todas as dimensões analisadas, para o instrumento de gestão custos gerenciais.Palavras-chave: Grau de satisfação. Dimensões. Instrumentosde gestão. Indústrias automobilísticas.AbstractThe increase in market competition obliges managements to restructure their organizations and seek new management ways and tools. From this perspective, this article's objective is to demonstrate the degree of satisfaction with the utilization of management tools in the Brazilian automotive industry,through the dimensions of the benefits reached, financial results, capability and performance over a long period, and their capacity to position competitively and to be integrated within an organization. To achieve this, a descriptive study was conducted using a survey with a quantitative approach. The potential group comprised the 25 companies associated to the National Association of Motor Vehicle Makers (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), and the sample group was made up of 13 of those companies through motives of accessibility. The research method used was a questionnaire with closed questions, sent by electronic mail. This data was  submitted to descriptive analysis, with the use of a statistical tool, using the technique of descriptive statistics. The results of the research show a greater degree of satisfaction in all the dimensions analyzed for the management  tool for management costs.Key words: Degree of satisfaction. Dimensions. Managementtools. Automotive industry.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1333
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/1239
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.