Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1349
metadata.atena.dc.title: Análise do Impacto da Ilusão Monetária sobre Alunos de Graduação de Ciências Contábeis Rodolfo Rocha dos Santos Rio de Janeiro – RJ Graduando de Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ 1 rodolfo.rocha87@hotmail.com Orientador: Prof. Marcelo Alvaro da Silva Mace
metadata.atena.dc.creator: Marcelo Alvaro da Silva Macedo
metadata.atena.dc.subject: Tomada de decisão
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: PENSAR CONTÁBIL
metadata.atena.dc.description: ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar o impacto do fenômeno conhecido como Ilusão Monetária no processo decisório em ambiente contábil e analisar se as variáveis de controle "gênero", "experiência profissional" e "nível de conhecimento" influenciam no impacto desse viés cognitivo de decisão. Para isso, foram aplicados dois tipos de questionários, um espelho do outro, para uma amostra de 263 alunos de graduação de Ciências Contábeis de duas universidades federais do Brasil, e depois de tabulados os dados foi feito o Teste para Diferença de Proporções, ao nível de significância de 10%, para verificar se o impacto desse viés era significativo. Os resultados encontrados evidenciam que os alunos analisados sofreram o impacto da Ilusão Monetária ao nível de significância de 10%, apenas para a situação de venda. A variávelde controle "gênero" mostrou influenciar o impacto da IlusãoMonetária ao nível de significância de 10%. Já a variável "experiência profissional" tem influência no impacto desse viés apenas para a situação de venda, ao nível de significância de 10%. E, por sua vez, a variável de controle "nível de conhecimento" não tem influência no impacto do viés estudado.Palavras-chave: Processo de Tomada de Decisão; IlusãoMonetária; Teoria dos Prospectos.AbstractThis article aims to analyze the impact of the phenomenonknown as Money Illusion in the decision-making in accounting environmental and examine whether the control variables"gender", "experience" and "knowledge level" influence theimpact of this cognitive bias of decision. Thus, we appliedtwo types of similar questionnaires, for a sample of 263undergraduates in Accounting from two federal universitiesin Brazil and after the data was tabulated the Difference ofProportions Test, for the significance level of 10%, to verifyif the bias impact was significant. The results show that theanalyzed students suffered the impact of Money Illusion at asignificance level of 10%, only for the selling situation. Thecontrol variable "gender" influenced the impact of MoneyIllusion at a significance level of 10%. Since the variable"experience" has an influence on the impact of this bias onlyfor the sales situation, at significance level of 10%. Finally,the control variable "level of knowledge" has no influence onthe impact of the studied bias.Key words: Decision-Making Process; Money Illusion;Prospect Theory.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1349
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/1481
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.