Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1359
metadata.atena.dc.title: CONTROLADORIA ESTRATÉGICA: FOCANDO O FUTURO DA ORGANIZAÇÃO
metadata.atena.dc.creator: Patrícia Aparecida Vieira
metadata.atena.dc.subject: Controladoria
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: PENSAR CONTÁBIL
metadata.atena.dc.description: O mercado está em constante transformação. A globalização é uma realidade em andamento e as conseqüências desse processo afetam os procedimentos gerenciais do dia-a-dia. Competitividade torna-se mais do que nunca, o nome do jogo. A busca de liderança de mercado requer uma forte orientação voltada para o futuro. Esta nova realidade exige que as organizações busquem soluções que as permitam continuar no mercado, bem como reestruturarem sua forma de gestão, alterando sua estrutura organizacional, de modo a obter a desejada eficácia e, conseqüentemente, o cumprimento de seus objetivos. Aí está o papel da Controladoria Estratégica: ser ferramenta para tomada de decisão dentro da organização. Neste contexto, cabe a ela levar a organização a ter seus “olhos” direcionados para o futuro, bem como ser o caminho para o processo de gestão da organização. O artigo tem por objetivo evidenciar o que é Controladoria Estratégica, quais os impactos nessa área, o que de novo surgiu e suas conseqüências dentro de uma organização, mostrando que a Controladoria deixou de ser apenas uma área de controle e passa a ser cada vez mais importante para a atuação estratégica das empresas.Palavras-chaves: Controladoria, Estratégia, Estratégias Empresariais, Cultura OrganizacionalAbstractThe market is in constant transformation. The globalization is a reality in progress and the consequences of this process affect the management procedures of day-by-day. Competitiveness becomes more of the one than never, the name of the game. The search of market leadership requires one strong orientation directed toward the future. This new reality demands that the organizations search solutions that allow them to continue in the market, as well as reorganizing its form of management, modifying its organizational structure, in order to get the desired effectiveness and, consequently, the fulfilment of its objectives. There it is the paper of the Strategical Controlling: to be tool for taking of decision inside of the organization. In this context, it fits to take the organization to have its "directed eyes" for the future, as well as being the way for the process of management of the organization. The article has for objective to evidence what is Strategical Controlling, which the impacts in this area, what of new inside appeared and its consequences of an organization, showing that the Controlling left of being only one area of control and starts to be each more important time for the strategical performance of the companies.Key words: Controlling, Strategy, Enterprise Strategies, Organizational Culture
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1359
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/1532
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.