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metadata.atena.dc.title: AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DOS INDICADORES INSTITUÍDOS PELO TCU PARA AS IFES
metadata.atena.dc.creator: Marlon Cruz Fereira; UERJ
Waldir Jorge Ladeira dos Santos; UERJ
José Francisco Moreira Pessanha; UERJ
metadata.atena.dc.subject: Contabilidade; Administração; Gestão
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
metadata.atena.dc.description: O processo avaliativo do ensino superior é realizado internacionalmente através de diversos rankings que visam listar as melhores universidades, cujas nacionalidades coincidem com os países que se mantém na vanguarda do desenvolvimento. Dessa forma, o entendimento de que as instituições de ensino superior bem geridas podem gerar melhorias para o crescimento do país foi a motivação para a realização desta pesquisa, que objetiva analisar os indicadores estabelecidos pelo TCU para as IFES, a fim de identificar relacionamentos entre as diversas áreas avaliativas, através de uma análise exploratória com base comparativa. Assim, o estudo possibilitou verificar quais indicadores insumos exercem mais influência no desempenho das universidades, obtendo-se como resultado relevante o fato de os indicadores de qualidade do corpo docente e o grau de envolvimento com a pós-graduação apresentarem-se como os mais importantes para obtenção de melhores resultados na avaliação da CAPES e para uma integralização curricular mais expedita. Ademais, uma investigação regional permitiu inferir uma similaridade do desempenho das universidades com a concentração de renda no Centro-Sul do Brasil. Palavras-chave: Indicadores de Desempenho; Tribunal de Contas da União; Ensino Superior. AbstractThe assessment process is conducted in higher education internationally through various rankings that aim to list the top universities, whose nationalities coincide with countries remains at the forefront of development. Thus, the understanding that higher education institutions well managed can generate improvements to the country's growth, was the motivation for this research, which aims to analyze the indicators set by TCU for IFES in order to identify relationships between evaluative several areas, through an exploratory analysis with comparative basis. Thus, this study enable us to verify which input indicators makes more influence on the universities' performance, obtaining as a relevance result the fact that  the quality indicators of faculty and degree of involvement with the graduate are the most important to obtain the best results of CAPES assessment and quick payment curriculum. In addition to the  regional investigation  allowed us to infer a similarity of universities' performance with income concentration in the Mid-South of Brazil. Keywords: Performance Indicator; Tribunal de Contas da União; Higher Education.  
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1558
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/1409
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