Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1703
metadata.atena.dc.title: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
metadata.atena.dc.creator: Eduardo de Almeida Brito
Álvaro Vieira Lima
Frederico Antônio Azevedo de Carvalho
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
metadata.atena.dc.description: Neste trabalho discute-se o caso da utilização de Preços de Transferência entre filiais de uma empresa pública de prestação de serviços. A questão básica é que a filial que captava o serviço ficava com todo o valor cobrado ao cliente, muito embora a conclusão do mesmo viesse a ser feita em outra filial. O trabalho compara o faturamento das 28 filiais durante o período de 3 anos antes e 3 anos depois da adoção do procedimento, assim como o valor das despesas e custos ocorridos em ambos os períodos. Como era de se esperar, a adoção de Preços de Transferência trouxe mais uniformidade na relação entre faturamento e gastos das unidades. Entretanto, a análise mais detalhada dos resultados alcançados permite supor que as unidades que se beneficiaram com a referida prática, ou seja, tiveram seu faturamento aumentado através da apropriação parcial no faturamento dos serviços originados em outras unidades, acabaram por aumentam relativamente seus gastos. Assim, haveria indícios de que o aumento do faturamento teria ensejado um aumento das despesas e dos custos destas unidades.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1703
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/1730
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.