Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1720
metadata.atena.dc.title: RECONHECIMENTO DA RECEITA DE VENDA IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO DAS MAIORES S/A'S BRASILEIRAS NO MERCADO RESIDENCIAL
metadata.atena.dc.creator: Daniel Ferreira Falcão; Universidade Federal Fluminense
Leonardo José Seixas Pinto; Universidade Federal Fluminense
Jorge Katisumi Niyama; Universidade de Brasília
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
metadata.atena.dc.description: O reconhecimento das receitas tem sido tema frequente nas discussões do ambiente contábil. As particularidades de cada país, a importância do tema para o resultado das empresas e as frequentes republicações dos demonstrativos compõem o conjunto central de justificativas utilizadas para as inconsistências no reconhecimento da receita. O artigo tem o objetivo de apontar os principais pontos críticos no procedimento de reconhecimento de receitas através da metodologia “POC” (método da percentagem completada), para o setor da construção civil dedicado a vendas de imóveis. Adicionalmente, buscou-se evidenciar sob a luz da teoria contábil que a atual metodologia apresenta incongruência no seu resultado, não atendendo os princípios básicos da contabilidade. Os resultados apontam que as receitas não reconhecidas “off-balance” mas somente mencionadas em notas explicativas foram de 43% e 50% respectivamente para as duas empresas estudadas em 2012. Em contra partida o saldo de clientes a receber encontra-se subavaliado pois não estava integralmente reconhecido nas demonstrações destas companhias apesar da existência de um contrato, muitas das vezes de natureza pública, suportar essa operação e portanto o saldo a receber. Conclui-se também que o conjunto atual dos IAS e IFRS não contempla uma solução clara e objetiva para realidade brasileira fazendo com que as empresas deste setor utilizem uma prática adaptada segundo interpretações do ambiente brasileiro. Cabe ainda a reflexão sobre um método originalmente nacional visto a inaplicabilidade direta dos pronunciamentos atuais, onde seja possível reconhecer todas as vendas e recebíveis dentro do Balanço Patrimonial, atendendo assim o princípio da confrontação das receitas e custos e o regime de competência.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1720
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/2032
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.