Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1750
metadata.atena.dc.title: Debatendo Diversidade de Gênero e Raça no Contexto Organizacional Brasileiro: Lei do Mercado ou Cotas por Lei?
metadata.atena.dc.creator: Luciano Rodrigues de Souza Coutinho; Serviço Social/UFRJ
Alessandra Mello da Costa; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
José Luis Felício dos Santos Carvalho; UFRJ - FACC
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
metadata.atena.dc.description: O presente texto tem como objetivo discutir o constructo da diversidade nas organizações, no sentido de debater se, no contexto organizacional brasileiro, haveria a aceitação das diferenças e a formação de um ambiente de diversidade, ou se subsistiria a premência de aplicação de políticas de cotas. Em tal discussão – permeada pelo embate entre as posições acadêmicas de se relegar o problema da inclusão do elemento diverso ao sabor das leis de mercado ou de se incentivar a promulgação de políticas públicas compensatórias sob a forma de cotas previstas em lei – ganham foco as minorias de raça e gênero, a partir das quais se empreende uma pesquisa com 110 respondentes, por meio dos quais se conduz uma investigação teórico-empírica sobre os binários homem X mulher e branco X negro afrodescendente. Os resultados evidenciam a premência de se conjugar esforços para compreender melhor o complexo problema da diversidade no Brasil, e sugerem que são necessários avanços para resolver o dilema de equilibrar interesses privados com a instituição pública de políticas de desenvolvimento, defesa dos interesses nacionais e atendimento aos direitos de cidadania.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1750
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/468
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.