Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1757
metadata.atena.dc.title: | Custos Pessoais do Empenho Imoderado de Alunos de Cursos de Graduação em Contabilidade nos Estágios: A Relação entre Empenho dos Alunos, Sobrecarga de Trabalho, Estresse no Trabalho e Aspectos Significativos da Vida Acadêmica |
metadata.atena.dc.creator: | Moacir Sancovschi; FACC/UFRJ Luciana de Jesus Delfino Fernandes; FACC/UFRJ Andrea da Silva Santos; FACC/UFRJ |
metadata.atena.dc.date.issued: | 2014-11-12 |
metadata.atena.dc.publisher: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ |
metadata.atena.dc.description: | Este artigo teve por fim determinar as relações existentes entre o empenho imoderado dos alunos dos cursos de contabilidade em seus estágios, a sobrecarga de trabalho, o estresse no trabalho, e alguns aspectos significativos da vida acadêmica desses alunos. Para obter os dados necessários à sua realização foram entrevistados 90 alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro que, no mínimo, já tinham concluído o terceiro período, e estavam estagiando ou trabalhando regularmente em novembro de 2007. A análise das respostas demonstrou que (1) o empenho dos alunos nos estágios aumenta quando percebem que seus supervisores podem recompensá-los; (2) o estresse e a sobrecarga de trabalho crescem com o empenho que têm nos estágios; e (3) os mais envolvidos chegam atrasado às aulas, e dedicam menos tempo aos estudos. Entretanto, verificou-se que, ao contrário do esperado, (1) há uma relação positiva entre o empenho dos alunos nos estágios e a freqüência com que comparecem as aulas; e (2) não há relação entre o empenho nos estágios e o desempenho acadêmico. A principal contribuição desta pesquisa está na objetivação de parte dos argumentos que são usados nos debates sobre os estágios acadêmicos, evidenciando que o empenho dos alunos nos estágios, embora seja reconhecido como importante para os resultados das empresas e para o aprendizado dos alunos, impõe a eles custos pessoais relevantes. |
metadata.atena.dc.identifier.uri: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1757 |
metadata.atena.dc.identifier: | http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/475 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Atena |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.