Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1772
metadata.atena.dc.title: Gerenciamento dos Resultados Contábeis Através de Receitas e Despesas Não-Operacionais: Estudo Empírico Das Companhias “Nível 1” – Bovespa
metadata.atena.dc.creator: Adriano Rodrigues; Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
metadata.atena.dc.description: O objetivo desta pesquisa foi analisar se existe gerenciamento dos resultados contábeis através das contas de receitas e despesas não-operacionais, no âmbito das empresas brasileiras classificadas como “Nível 1” de governança corporativa pela BOVESPA. Por se tratarem de itens independentes das atividades regulares ou ligadas aos negócios principais de uma empresa, as contas de resultado não-operacionais podem proporcionar certa discricionariedade aos gestores e serem empregadas para ajustar os resultados da maneira mais conveniente. Do ponto de vista metodológico, foram empregados a análise de distribuição de freqüência (histograma), o coeficiente de correlação de Pearson e a regressão, sendo essas três técnicas preconizadas na literatura especifica sobre o tema. Foram extraídas do banco de dados da Economática as informações contábeis trimestrais de 25 empresas, durante o período de 2000 a 2004 (20 trimestres), perfazendo 500 empresas-trimestres. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar o fato de existirem indícios de gerenciamento dos resultados, porém, somente na análise da regressão foi possível identificar que há gerenciamento de resultados por meio das contas de receitas e despesas não-operacionais. Por fim, propõe-se o uso de modelos econométricos mais robustos na condução de futuras pesquisas nessa linha.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1772
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/573
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.