Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1879
metadata.atena.dc.title: O Processo de Criação de Valor para o Acionista Comparado em cada Nível de Governança Corporativa Segmentado na Bovespa: Um Estudo com as Empresas que compõem a Carteira de Ações do Índice Brasil (Ibrx 100)
metadata.atena.dc.creator: Davy Antonio da Silva; UFMG
Elízio Marcos dos Reis; UFMG
Wagner Moura Lamounier; UFMG
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
metadata.atena.dc.description: O objetivo deste artigo foi de medir e analisar a criação de valor para o acionista, através de comparações entre cada nível de governança corporativa segmentado na BOVESPA, realizando um estudo empírico com interesse de comprovar a existência de médias diferentes referente à de criação de valor nos diferentes segmentos. A pesquisa foi orientada através de uma análise descritiva a qual possibilita estabelecer relações entre as variáveis analisadas e levantar hipóteses ou possibilidades para explicar essas relações. Os resultados encontrados demonstraram não existir evidências estatísticas de que o nível de governança corporativa, em que determinada empresa está inserida no mercado, traz diferenciação no processo de criação de valor para os acionistas. As conclusões encontradas contrariaram a hipótese nula deste estudo, a qual mencionava que de acordo com o nível de classificação das empresas haveria uma diferenciação na criação de valor para o acionista. Ressalta-se que essa conclusão não dever ser generalizada pelo fato que a amostra utilizada para obtê-la, apesar de ser representativa, foi obtida num espaço temporal limitado, existindo a possibilidade de que aumentando o espaço de tempo as conclusões aqui apresentadas possam sofrer alterações. Para pesquisas futuras sugere-se que este estudo seja realizado com uma amostra maior de empresas, e com dados trimestrais com o intuito de explicar melhor as variáveis estudadas
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1879
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1473
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.