Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1902
metadata.atena.dc.title: Simulação dos Impactos da Alteração da Norma Internacional de Instrumentos Financeiros (IFRS 9) nos Maiores Bancos Brasileiros
metadata.atena.dc.creator: Samir Sayed
Ênio Bonafé Mendonça de Souza; FEA/USP
Jorge Andrade Costa; FEA/USP
Gustavo Raldini Tancini; FEA/USP
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
metadata.atena.dc.description: Este artigo objetivou verificar o impacto das alterações nos lucros líquidos e nas suas respectivas volatilidades decorrentes da alteração da norma internacional de instrumentos financeiros, de IAS 39 para IFRS 9, no que tange aos aspectos: (i) da futura mudança na metodologia de apuração do impairment e (ii) da eliminação da categoria “disponíveis para venda” e sua reclassificação para a categoria “valor justo por meio do resultado”. O estudo foi elaborado com base em simulações nos lucros esperados para dezesseis trimestres, partindo de 31/12/2010 e chegando a 31/12/2014, para as cinco maiores instituições financeiras do Brasil. Para tais simulações foram projetadas taxas de juros que flutuam conforme o modelo estimado da estrutura a termo das taxas de juros utilizando o método de Monte Carlo. De acordo com as taxas de juros projetadas foram estabelecidos novos níveis de risco de crédito, os quais resultaram em variações no impairment e no valor justo dos ativos financeiros antes classificados como disponíveis para venda. Os resultados apontaram um impacto inicial no 1º trimestre, tendo em vista a sua adaptação à nova norma. Posteriormente, não houve alteração significativa nos resultados e nas suas respectivas volatilidades.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1902
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1644
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.