Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1950
metadata.atena.dc.title: UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA ÁREA DE CONTABILIDADE AMBIENTAL
metadata.atena.dc.creator: José Ribamar Marques de Carvalho; Universidade Federal de Campina Grande
Francisco Allison Moreira Alexandre; Universidade Federal de Campina Grande
Karla Katiúscia Nóbrega de Almeida; Universidade Federal da Paraíba
Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho; Universidade Estadual da Paraíba
Wilson Fadlo Curi; Universidade Federal de Campina Grande
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
metadata.atena.dc.description: O presente estudo tem o objetivo de analisar o interesse dos estudantes de ciências contábeis pela área de contabilidade ambiental. No intuito de atingir ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, aplicada, bibliográfica com abordagem qualitativa e quantitativa. Para tanto, foram analisadas as opiniões dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Sousa-PB, no período de 2009.1. Os resultados evidenciam que a maioria dos discentes compreende e julga importante as disciplinas da área de Contabilidade Ambiental, muito embora ainda não tenha despertado para esta área já que não almejam atuar no campo da Contabilidade Ambiental. Os quatro fatores encontrados explicam 71,98% da variância total dos dados coletados, sendo o fator 1 relacionado a importância das disciplinas na área ambiental (23,56% da variância total explicada), o fator 2 com foco nas relações entre a teoria e a prática ambiental  (19,19% da variância total), o fator 3 referente ao interesse em atuar na área ambiental (17,51%) e o fator 4 relacionado a formação do cidadão com responsabilidade sócio-ambiental (11,72%). A partir dessas pode-se inferir e reconhecer que existem fatores ou dimensões não cobertos por este estudo e que também podem explicar a variabilidade das respostas dadas pelos alunos podendo supostamente fundamentar novos estudos sobre a temática estudada.
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1950
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente/article/view/801
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.