Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2036
metadata.atena.dc.title: CONTABILIDADE E CUSTOS AMBIENTAIS: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM PERIÓDICOS E EVENTOS NACIONAIS
metadata.atena.dc.creator: Diego Vieira Melo; Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Rayanne Silva Barbosa; Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Tamires Sousa Araújo; Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Edvalda Araújo Leal; Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciências Contábeis
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
metadata.atena.dc.description: O objetivo desse trabalho foi mapear e analisar a produção científica nacional sobre a contabilidade e custos ambientais publicada nos principais periódicos e nos anais de congresso na área contábil, divulgada no período de 2007 a 2011. Para atingir este objetivo utilizou-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e metodologia bibliométrica. Os resultados apontaram a maior taxa de publicação, tanto em periódicos quanto em eventos, referem-se à contabilidade ambiental, o tema custos ambientais indicou menor publicação. Verificou-se ainda, que a temática contabilidade ambiental possui maior divulgação nos eventos, enquanto as pesquisas na área de custos ambientais se sobressaem nos periódicos. Constatou-se a preferência dos autores em realizar pesquisas em conjunto com mais dois ou três autores. Em relação aos procedimentos metodológicos das pesquisas analisadas, apresentaram o método empírico, classificação descritiva e abordagem qualitativa. O vínculo institucional dos autores com maior representatividade foi a UFSC, seguida da UNISINOS, UFC e FURB. Espera-se que o estudo contribua para a propagação da pesquisa na área contábil, principalmente relacionada à solidificação do tema contabilidade ambiental no ambiente acadêmico.   Palavras-chave: Custos ambientais. Contabilidade Ambiental. Bibliométrico. 
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2036
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente/article/view/1923
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.