Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2056
metadata.atena.dc.title: AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS COMPANHIAS INTEGRANTES DO IGC-BMF BOVESPA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
metadata.atena.dc.creator: Ewerton Bruno de Melo; UFRN
Diego Rodrigues Boente; Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Unb/UFPB/UFRN)
Anderson Luiz Rezende Mól; Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (Unb/UFPB/UFRN)
metadata.atena.dc.date.issued: 2014-11-12
metadata.atena.dc.publisher: REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
metadata.atena.dc.description: pEste estudo tem como objetivo avaliar a eficiência econômico-financeira das companhias integrantes do IGC, mostrando um panorama das práticas de governança adotadas pelas companhias e avaliando o quanto a governança corporativa pode influenciar na eficiência de uma companhia. Foram analisadas as eficiências de 98 companhias atuantes entre os anos de 2008 a 2010 no IGC, integrantes do Novo Mercado, por meio de dados coletados de suas demonstrações contábeis. Para avaliar a eficiência, foi adotada a Análise Envoltória de Dados (DEA), pelo modelo CCR, com direcionamento para emoutput/em. Também foi avaliada a produtividade econômico e financeira das companhias através do índice de Malmquist. Os escores de eficiência e de produtividade foram obtidos pelos softwares SIAD ® e DEAP ®. Os resultados mostram que a maioria das companhias analisadas não foram consideradas eficientes em termos econômicos e financeiros no período analisado. Através da Análise Envoltória de Dados, pelo modelo CCR, foi confirmada a eficiência de 16 companhias, sendo que 3 destas companhias foram eficientes nos anos de 2008 a 2010. A aplicação do índice de Malmquist mostrou que 86% das companhias obtiveram um crescimento em sua produtividade entre os anos de 2008 e 2009, enquanto que entre os anos de 2009 e 2010 houve uma queda na produtividade em 63% das companhias./ppstrongPalavras-chave/strong: Análise Envoltória de Dados. Eficiência. Governança Corporativa./p
metadata.atena.dc.identifier.uri: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2056
metadata.atena.dc.identifier: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente/article/view/2092
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.