Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2661
Título: Considerações acerca da determinação do Valor Econômico Agregado EVA - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n16p27-42
Palavras-chave: Valor Econômico Agregado Governança Corporativa; Valor de Mercado Agregado
Editora / Evento / Instituição: REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
Descrição: Este artigo tem como objetivo principal a apresentação de um exemplo prático de cálculo do Valor Econômico Agregado - EVA (Economic Value Added), a partir de informações divulgadas nas demonstrações contábeis para um caso hipotético, por meio de uma pesquisa teórica. Além disso, apresenta-se algumas considerações e conceitos acerca do EVA, bem como a função da contabilidade neste contexto. Na seqüência se enfatiza a discussão sobre os conceitos de lucro contábil e econômico, uma vez que o lucro contábil necessita de alguns ajustes para que possa ser utilizado na determinação do EVA. Destaca-se os fatores que compõem o cálculo do EVA, suas vantagens e algumas dificuldades, que a maioria das empresas enfrenta quando da sua implementação. Para o caso proposto, identifica-se que a empresa agrega valor aos acionistas, uma vez que o lucro operacional líquido após os impostos supera o montante do capital investido em R$ 861.580,00. Diante desta perspectiva, conclui-se que as operações da empresa maximizam o valor da riqueza para os acionistas, por meio do cálculo do EVA.  
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2661
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/article/view/1044
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.