Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2740
Título: Análise de crédito por meio de modelos de previsão de insolvência: um estudo de caso na Empresa Cerâmica Alfa S.A. - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n29p27-39
Palavras-chave: Análise de Crédito; Análise das Demonstrações Contábeis; Modelos de Insolvência.
Análise de Crédito; Análise das Demonstrações Contábeis; Modelos de Insolvência.
Editora / Evento / Instituição: REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
Descrição: O objetivo deste artigo é avaliar os benefícios da utilização de modelos de previsão de insolvência para a análise de crédito em uma empresa do setor cerâmico. É descritivo, de caráter quantitativo, realizado por meio de um estudo de caso na empresa Cerâmica ALFA S.A. Para execução da pesquisa selecionou-se intencionalmente seis clientes, de acordo com os seguintes dados: a) informações creditícias disponíveis no sistema gerencial de crédito/cobrança e b) demonstrações contábeis divulgadas nos sites dos respectivos clientes. Os resultados apontam que os modelos de Elizabetsky e Kanitz demonstram fragilidades em identificar a situação financeira dos clientes. O modelo de previsão de insolvência desenvolvido por Matias apresenta melhor desempenho, em relação aos anteriores, para a análise de crédito. Conclui-se que é vantajoso utilizar o modelo de Matias para a análise de crédito, pois ele é adequado às necessidades da empresa e serve como um instrumento para auxílio na concessão de crédito e tomada de decisão.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2740
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/article/view/1216
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.