Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2746
Título: Desempenho econômico e evidenciação ambiental: análise das empresas que receberam o Prêmio Rumo à Credibilidade 2010 - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n30p9-26
Palavras-chave: Evidenciação ambiental; Desempenho econômico; Contabilidade ambiental.
Editora / Evento / Instituição: REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
Descrição: Nas últimas décadas cresce o interesse da sociedade em questionar o desempenho ecológico das organizações, oportunamente por defender e preservar o meio ambiente para a geração contemporânea e futura. Diante do exposto, as empresas preocupam-se em evidenciar suas informações referentes às ações sociais e ambientais. Nesse contexto, este estudo objetiva analisar o desempenho econômico e a evidenciação ambiental de organizações brasileiras. A amostra compõese de dez empresas que apresentaram os melhores relatórios de sustentabilidade no ano de 2009, segundo a pesquisa "Rumo à Credibilidade 2010", excetuando a instituição financeira Itaú e a empresa de saneamento Sabesp, em virtude da dificuldade de se encontrar os índices-padrão dos respectivos setores. A metodologia empregada classifica-se como empírica, básica, quanti-qualitativa, descritoexploratória e documental. A amostra foi selecionada pela qualidade na evidenciação de informações ambientais e pelas demonstrações contábeis publicadas pelas empresas. Para atingir os objetivos estabelecidos utilizou-se indicadores econômicos, o ROI (Return On Investment) e o ROE (Return On Equity). Comparou-se os índices de rentabilidade de cada empresa dos anos de 2008, 2009 e 2010 com índices-padrão de empresas do mesmo ramo de atividade. Constatou-se que apesar da crise financeira vivenciada nesse período, as empresas que evidenciam informações ambientais possuem um desempenho econômico favorável, com indicadores econômicos suficientes para tal, ou seja, são empresas rentáveis, capazes de se manter competitivas no mercado. Com os resultados da pesquisa, verificou-se que é possível adotar práticas sustentáveis, sem agredir a rentabilidade da empresa.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2746
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/article/view/1224
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.