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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2792
Título: | Teaching Entrepreneurship in Undergraduate Courses in Accounting Sciences O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p63-78 |
Palavras-chave: | Education; Entrepreneurship; Accounting Sciences. Ensino; Empreendedorismo; Ciências Contábeis. |
Editora / Evento / Instituição: | REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL |
Descrição: | Nowadays, it appears that entrepreneurship has had an ever-increasing importance in the world, because of the many changes that have been taking place, especially in labor relations. Several countries have undertaken actions to include teaching entrepreneurship in their curriculum structures in primary, secondary and higher education, being aware that the entrepreneur is one of the elements that provide rising conditions of employment and income. Accordingly, the objective of this study was to identify if the culture of entrepreneurship is practiced in undergraduate courses in accounting sciences in major institutions of higher education in Brazil, focusing on federal universities. The research is characterized as descriptive and qualitative. The sample analysed involved twenty-seven federal institutions, and each of them represents a unit of the federation. As a result, it became evident that the issue of entrepreneurship is present as very incipient in educational projects of the institutions surveyed, but there is a trend towards the implementation in their syllabus strutures. It was concluded, finally, that further study is necessary, awareness and entrepreneurship dissemination on the part of public institutions of higher education for accounting sciences courses, to encourage the accounting professionals to develop their potential in supporting entrepreneurs and the development of the country. Constata-se, atualmente, que o empreendedorismo tem tido uma importância cada vez mais crescente no mundo, em virtude das inúmeras mudanças que vêm ocorrendo, principalmente nas relações de trabalho. Vários países têm realizado ações no sentido de incluir o ensino de empreendedorismo em suas estruturas curriculares dos ensinos básico e superior cientes de que o empreendedor é um dos elementos que proporcionam condições de elevação de emprego e renda. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi o de identificar se a cultura de empreendedorismo é praticada nos cursos de graduação em ciências contábeis nas principais instituições de ensino superior do Brasil, tendo como foco as universidades federais. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa. A amostra analisada envolveu vinte e sete instituições federais. Cada uma delas representa uma unidade da federação. Como resultado, ficou evidenciado que o tema do empreendedorismo está presente de forma ainda muito incipiente nos projetos pedagógicos das instituições pesquisadas, mas que há uma tendência em direção à implementação em suas grades curriculares. Conclui-se, por fim, pela necessidade de maior estudo, conscientização e difusão do empreendedorismo por parte das instituições públicas de ensino superior para os cursos de ciências contábeis, no sentido de incentivar a classe contábil a desenvolver o potencial que possui no apoio aos empresários e desenvolvimento do país. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2792 |
Outros identificadores: | http://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/article/view/1437 |
Aparece nas coleções: | Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC) |
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