Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2924
Título: Utilização de Análise Multivariada na Avaliação do Desempenho Econômico-Financeiro de Curto Prazo: uma Aplicação no Setor de Distribuição de Energia Elétrica
Palavras-chave: Contabilidade; Análise das Demonstrações Financeiras.
desempenho econômico-financeiro; análise fatorial; análise de regressão.
Descrição: O presente estudo tem como objetivo geral identificar, dentre os indicadores econômico-financeiros selecionados, aqueles que devem ser levados em consideração na avaliação do desempenho de curto prazo das distribuidoras de energia elétrica. Além disso, pretende-se verificar a relação existente entre o desempenho econômico-financeiro de curto prazo e os indicadores gerais de rentabilidade. A pesquisa foi desenvolvida com a coleta de indicadores econômico-financeiros das 43 distribuidoras de energia elétrica disponíveis na base de dados Séries Econômico-Financeiras das Empresas do Setor de Energia Elétrica do ano de 2009 (CASTRO et al., 2009), nos quais foram aplicados métodos estatísticos (análise fatorial e análise de regressão). Os resultados revelaram um conjunto de três fatores distintos: Liquidez de Curto Prazo (Fator 1); Garantia Operacional Corrente (Fator 2); e Necessidade de Capital de Giro (Fator 3), estando relacionados, respectivamente, à capacidade de pagamento de obrigações de curto prazo, garantia de pagamento com recursos provenientes das operações e necessidade de investimentos operacionais de curto prazo. Com base nestes fatores, pode-se confirmar apenas a relação estatisticamente significativa do fator Garantia Operacional Corrente com o retorno sobre o ativo e com o retorno sobre o patrimônio líquido.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2924
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/75
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.