Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2960
Título: Lá Vai o Consumidor pela Ponta Esquerda! Um Estudo sobre Consumo Adolescente de Futebol na Cidade do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Administração; Marketing; Estudos de Consumo
Estudos de Consumo; Consumo de Esporte; Adolescentes; Futebol
Descrição: O esporte se tornou uma atividade importante no mundo atual e constituiu um mercado próprio bastante complexo. O presente trabalho procura oferecer contribuições aos estudos de consumo do esporte, mais especificamente o consumo do futebol por adolescentes. Essa opção se mostra adequada, uma vez que o futebol é um dos esportes mais populares no mundo e que o estudo de experiências vivenciadas na adolescência ajuda a entender não apenas o comportamento de consumo dos jovens, mas também o desenvolvimento do comportamento dos adultos. Dada a perspectiva exploratória desse estudo, foi adotada abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 adolescentes moradores da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os dados qualitativos foram analisados com base em análise de conteúdo. Ao fim, foi possível levantar aspectos relacionados a experiências de consumos associadas ao futebol (torcer e praticar); ao consumo da camisa de time de futebol; e aos ídolos do futebol. Ficou claro que o movimento de globalização dos mercados e a tecnologia disponível de forma mais ampla modificaram a forma com que jovens assistem e praticam o futebol. Além disso, a camisa do uniforme do time de futebol passa a ser consumida de três formas, tendo uso esportivo, social ou como peça de coleção.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2960
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/552
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.