Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3008
Título: Consumo Ritualístico do Baile de Debutantes
Autor(es): Agradeço(cemos) à CAPES pelo apoio financeiro em forma de bolsa para a realização de Mestrado que deu origem a este artigo.
Palavras-chave: Marketing
ritual; consumo; cultura; baile de debutantes.
Descrição: Objetivou-se aqui compreender o ritual de passagem baile de debutantes por meio do consumo que envolve esse ritual. Para tanto buscou-se identificar os elementos componentes e os significados atuais dessa festa, sabendo-se que rituais de passagem comunicam significados socioculturais, marcando transições de status social das pessoas.  O levantamento de evidências se deu por meio da história oral, de análise documental e de artefatos de consumo de seis debutantes e de seus núcleos de influenciadores, e também pela observação participante de dois bailes. A análise implementada foi a de conteúdo. Os resultados apontam que o baile de debutantes, que, no passado, tinha, como principal função, apresentar a debutante para a sociedade a fim de encontrar um pretendente a marido, hoje visa a estabelecer e a reforçar redes de contato e o status da família da debutante na sociedade, levando as famílias a incluírem cada vez mais itens de consumo no evento.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3008
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/1134
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.