Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3038
Título: Processos de Ensino-Aprendizagem e a Síndrome de Burnout: Reflexões sobre o Adoecimento do Professor e suas Consequências Didáticas
Palavras-chave: Administração
Docência; Burnout; Ensino
Descrição: O adoecimento do professor-trabalhador tem, como expressão mais frequente, a síndrome de burnout. Esta síndrome afeta negativamente o trabalhador, tal como o ambiente institucional. O presente trabalho tem, como objetivo, diagnosticar se há indícios da síndrome de burnout entre os professores de uma instituição federal de ensino superior, localizada na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais- Brasil e identificar qual o nível da síndrome nos docentes que participaram da pesquisa. Para tal, utilizou-se dos métodos qualitativo e quantitativo por meio de dois instrumentos de pesquisa: (1) questionário sócio-funcional e (2) o Maslach Burnout Inventory Educators Survey-ES. Após análise e interpretação dos dados, verificou-se que nenhum dos professores que participaram da pesquisa foi “diagnosticado” com a síndrome, entretanto foram encontrados vestígios que podem levar a ela. Esses resultados vêm corroborar o fato de que se fazem necessárias reflexões sobre as condições atuais dos docentes enquanto sujeitos ao adoecimento no ambiente de ensino, uma vez que esse adoecimento atinge não só o professor como indivíduo, mas também como parte integrante de todo um sistema de ensino-aprendizagem. 
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3038
Outros identificadores: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/2178
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.