Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3048
Título: O Goodwill na Avaliação de Empresas: Um Estudo Sobre a Realização de Testes de Imparidades e as Alterações Contabilísticas no Âmbito das Concentrações de Atividades Empresariais
Palavras-chave: Contabilidade; Contabilidade Financeira
Goodwill; Concentrações de Atividades Empresariais; Testes de Imparidade; Justo Valor.
Editora / Evento / Instituição: UFPB
Descrição: Este artigo descreve as principais alterações introduzidas no normativo contabilístico internacional no que tange ao goodwill e suas eventuais implicações na informação contabilística divulgada. Ademais, este trabalho caracteriza os intangíveis sem condições de reconhecimento, com destaque para o goodwill, suas especificidades, as controvérsias reinantes entre pesquisadores no tocante à sua contabilização, enfatizando, neste prisma, a necessidade de realização dos testes de imparidade. Nessa esfera, o presente artigo centra-se em analisar a polêmica da determinação da taxa de desconto, estudar o conceito de justo valor e observar a relação entre contabilidade e as técnicas de avaliação de empresas. Por fim, este trabalho lança luz à importância da adoção dessas normas por países como Portugal e Brasil, a fim de garantir uma informação financeira com alto índice de relevância e fiabilidade, afinal as informações divulgadas pelas empresas ajudam os usuários das Demonstrações Financeiras Consolidadas a avaliar a natureza, os riscos e os efeitos financeiros associados às concentrações de atividades empresariais e ao goodwill, aspectos estes de extrema importância para a tomada de decisões.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3048
Outros identificadores: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/16213
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.