Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3059
Título: O Orçamento Público como Ferramenta Efetiva para Gestão e Controle Financeiro da Administração Pública: Uma Analise da Percepção dos Gestores Municipais da Microrregião de Sousa/PB
Palavras-chave: Contabilidade Pública; Orçamento Público
Orçamento Público; Receita; Despesa; Gestão
Editora / Evento / Instituição: UFPB
Descrição: O presente estudo objetiva analisar a percepção dos gestores municipais quanto ao controle financeiro da Microrregião de Sousa/PB, em relação à utilização do orçamento público no proces-so de gestão. Para tanto, o estudo se configura como do tipo descritivo, explicativo e quantitativo, e se vale da elaboração de um questionário abordando questões sobre o perfil dos gestores públicos (prefeito, vereador, secretário de finanças e tesoureiro) e a sua percepção quanto à adoção do orçamento no processo de gestão dos recursos públicos. Os dados apontam que os gestores eleitos (prefeito e vereador) detém conhecimentos limitados quanto ao orçamento público, principalmente quanto aos estágios das despesas e receitas públicas (94%), leis e regras orçamentárias (79%), bem como a sua subdivisão (97%). Tais fatos se contrapõem à declaração dos respondentes quanto à compreensão do conteúdo do orçamento e à percepção do quanto o mesmo é importante para o processo de gestão.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3059
Outros identificadores: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/18006
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.