Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3107
Título: A Influência de Gênero, Idade, Formação e Experiência nas Decisões de Investimentos: Uma Análise do Efeito Confiança
Palavras-chave: Finanças Comportamentais
Finanças Comportamentais. Heurísticas Comportamentais. Vieses Cognitivos. Efeito Confiança.
Editora / Evento / Instituição: UFPB
Descrição: O presente trabalho teve por objetivo determinar o nível de presença de heurísticas comportamentais nas decisões de investimentos e descrever as relações entre o nível de heurísticas comportamentais e as variáveis gênero, idade, tempo de experiência em investimentos e a formação do investidor, a fim de explicar como estas relações caracterizam o viés cognitivo do excesso de confiança. Para tanto, foi aplicado um questionário junto a investidores na cidade de Recife, Pernambuco. Foram recebidas quarenta e cinco respostas (45), no entanto apenas trinta e seis (36) questionários foram considerados válidos após os procedimentos metodológicos. A partir da aplicação do questionário foi construído o índice de heurísticas com base nos estudos de Hansen e Helgeson (1996), Pohl (2006) e Lima Filho, Bruni e Sampaio (2012) e posteriormente este índice foi utilizado como variável dependente em um modelo de regressão logístico multivariado, onde foram utilizadas as variáveis gênero, idade, formação e experiência como variáveis independentes para testar o efeito confiança dos investidores. Como resultados, foi possível verificar que 70% dos questionários válidos apresentaram índices positivos de heurísticas e que a variável idade se mostrou positivamente relacionada ao índice de heurísticas, corroborando a hipótese do efeito confiança, ao passo que a variável experiência se mostrou negativamente relacionada à variável independente, refutando a hipótese do efeito confiança.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3107
Outros identificadores: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/29156
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.