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Título: Associação entre a Distribuição do Valor Adicionado e a Identidade do Acionista
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: O estudo tem por objetivo analisar a associação entre a distribuição do valor adicionado e a identidade do acionista majoritário nas empresas listadas na BM&FBovespa. Foram utilizados dados do exercício de 2012 de 435 empresas, aplicando-se a Análise de Correspondência. Constatou-se que: i) a distribuição do valor adicionado é maior para os proprietários, em todos os setores, exceto Petróleo, Gás e Biocombustíveis e Tecnologia da Informação; ii) há grande presença de empresas com acionista majoritário identificado como familiar, em todos os setores, exceto Utilidade Pública; iii) empresas com identidade do acionista majoritário do tipo estatal apresentaram maior valor adicionado para todos os destinatários (empregados, governo, financiadores e proprietários); iv) empresas com acionista majoritário identificado como institucional apresentaram distribuição baixa entre todos os destinatários; v) empresas com acionista majoritário do tipo familiar mantiveram distribuição média para os empregados, governo e financiadores; vi) empresas com identidade do acionista majoritário identificado como estrangeiro apresentaram maior distribuição para financiadores e proprietários e distribuição baixa para governo e empregados. Pode-se concluir que a identidade do acionista majoritário está associada à distribuição do valor adicionado.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3186
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/824
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