Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3189
Título: ‘Disclosure Verde’ nas Demonstrações Contábeis: Características da Informação Ambiental e Possíveis Explicações para a Divulgação Voluntária
Autor(es): CNPq, Capes, FIPECAFI
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: Este estudo busca compreender o fenômeno da divulgação voluntária ambiental nas Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs). Primeiramente, analisou-se a relação entre o tipo de notícia (boa, ruim ou neutra), o tipo de evidência (declarativa, quantitativa monetária ou quantitativa não-monetária) e a localização da informação (relatório da administração, demonstrações contábeis ou notas explicativas). Para isso, utilizou-se a técnica estatística de análise de correspondência simples (Anacor) e múltipla (Homals). Em seguida, buscou-se identificar os fatores que explicam a evidenciação voluntária, utilizando-se as técnicas estatísticas de análise fatorial e análise de regressão múltipla. Visando explicar o disclosure, foram formuladas e testadas seis hipóteses relacionadas a tamanho da empresa, rentabilidade, endividamento, empresa de auditoria, participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e a internacionalização da empresa. A amostra da pesquisa consiste nas empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e, pertencentes a setores de alto impacto ambiental segundo a Lei nº. 10.165/2000. O levantamento das informações ambientais foi realizado a partir das DFPs de 2006. Os resultados evidenciam que existe relação entre a informação ambiental apresentada de forma declarativa com uma evidência boa, localizada no relatório da administração. Já a informação monetária está mais relacionada com um tipo de notícia neutra. A análise de regressão demonstrou que o fator ‘tamanho’ (ativo, patrimônio líquido e receita bruta), e as variáveis ‘empresa de auditoria’ e ‘participação no ISE’ são relevantes a um nível de significância de 5% para a explicação do disclosure voluntário de informações ambientais nas demonstrações contábeis.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3189
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/21
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.