Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3226
Título: Características das pesquisas sobre o impacto das informações contábeis nas transações ocorridas nos mercados de títulos de dívidas privadas e públicas
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: O mercado de títulos de dívida representa uma importante fonte de acesso a recursos para as entidades dos setores privado e público. Considerando a hipótese do mercado eficiente, as informações contábeis podem afetar o comportamento de tais mercados, se o seu conteúdo for considerado útil pelos agentes econômicos. A partir deste contexto, a presente pesquisa objetivou identificar as principais características das pesquisas que abordaram o impacto das informações contábeis nas transações ocorridas nos mercados de títulos de dívidas privadas e públicas. Foram selecionados 26 artigos, escritos em língua inglesa e abrangendo tal temática, obtidos nos catálogos ProQuest, Science Direct e Web of Science. Além do setor econômico estudado (privado ou público), foram identificadas as seguintes características, nos artigos em análise: (a) variável dependente; (b) técnica; (c) informação contábil; (d) década; (e) tema; e (f) abordagem. A associação entre essas características e o setor econômico foram analisadas por meio da análise de correspondência. As pesquisas em ambos os setores se mostraram semelhantes em relação às três primeiras características citadas. As pesquisas do setor público se mostraram mais intensamente associadas à década de 1980, ao tema de eficiência do mercado e à abordagem da value relevance. As pesquisas do setor privado estavam associadas à atual década, ao tema de integridade das informações contábeis e ao uso de outras abordagens, que não a value relevance. As técnicas empregadas limitam os achados à amostra estudada.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3226
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/743
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.