Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3316
Título: Determinando Padrões de Utilização de Indicadores de Desempenho: Um Estudo em Micro e Pequenas Empresas da Cidade de João Pessoa
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: Este artigo tem o objetivo de identificar a estrutura e padrões de relações existentes entre os indicadores de desempenho utilizados pelas micro e pequenas empresas da Região Metropolitana da cidade de João Pessoa. Para a realização dessa pesquisa foram investigadas 27 empresas e analisadas 20 variáveis. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas três abordagens metodológicas multivariadas complementares: a análise de agrupamentos, o escalonamento multidimensional e a análise fatorial. Os procedimentos foram realizados através do auxílio do aplicativo estatístico ESTATISTICA para Windows. Foram identificados dois principais agrupamentos. O primeiro é composto pela rotatividade dos empregados, da evolução do número de empregados e pelos investimentos em treinamento e é caracterizado por seus aspectos operacionais referentes à gestão de recursos humanos. O segundo grupo é composto pela relação direta entre a fidelidade dos clientes e a qualidade dos produtos.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3316
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/41
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.