Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3338
Título: O Benefício da Substituição de Dividendos e da Remu-neração do Trabalho de Sócios Dirigentes pelos Juros Sobre o Capital Próprio - JCP
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: Este texto apresenta um estudo dos juros sobre o capital pró-prio – JCP, instituídos pela Lei 9.249/95 e posteriormente alterados pela Lei 9.430/96. O estudo demonstra os benefícios da utilização dos JCP pelas pessoas jurídicas tributadas pela modalidade do lucro real como instrumento de planejamento tributário que promove a di-minuição do desembolso de caixa por meio da redução da carga de tributos. São abordadas as alternativas de a empresa substituir a re-muneração devida aos sócios dirigentes pelos JCP, bem como de poder acumular ambas, JCP e remuneração dos sócios dirigentes (pró – labore) e ainda a possibilidade de substituir dividendos. Os tri-butos que estão inclusos nessas alternativas de economia são o im-posto de renda das pessoas jurídicas, o imposto de renda na fonte, a contribuição social sobre o lucro e a contribuição à previdência social.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3338
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/96
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.