Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3355
Título: Reconhecimento de Leasing Financeiro em Arrendadoras Brasileiras: Diferenças dos Padrões Contábeis BACEN e CPC 06
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: A pesquisa investiga a extensão das diferenças pela aplicação de padrão contábil CPC 06 e BACEN no reconhecimento de operações de arrendamento mercantil financeiro por arrendadoras brasileiras. Para tanto, foram comparados montantes de contas patrimoniais e de resultado divulgadas pelo padrão BACEN com os saldos simulados pela aplicação do padrão CPC 06. Adota-se como suporte teórico a hipótese de que diferentes modelos de reconhecimento conduzem a divulgações contábeis contraditórias com efeitos econômicos na tomada de decisão de usuários externos. A metodologia aplicada resumiu-se a arrolar saldos referentes a 46 empresas arrendadoras registradas na CVM; submeteu-se os dados reais a simulações e a testes de diferenças de média (paramétrico e não paramétrico), inclusive comparando indicadores financeiros nos dois casos e analisando-se o sentido das diferenças nos Índices de Basileia. Os achados revelaram diferenças estatisticamente significantes entre as informações contábeis produzidas pelos padrões contábeis analisados. Ademais, inferiu-se que a adoção do padrão contábil CPC 06 geraria informação contábil capaz de alterar a avaliação contábil das empresas também de forma significante. Constatou-se que se reduziria o Índice de Basileia de tais instituições, implicando em necessidade de aporte de capital nas arrendadoras; por outro lado, se reduziria o Índice de Imobilização, outro referencial de risco de instituições financeiras.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3355
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/833
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.