Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3371
Título: A Gestão da Demanda na Cadeia de Produção da Indústria de Laticínios: uma Análise dos Problemas e Abordagens para Melhoria
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: A gestão da demanda é o processo que procura balancear os requerimentos dos clientes com a capacidade de atendimento da cadeia de suprimentos. O alinhamento da demanda na cadeia de suprimentos enfrenta dificuldades progressivas tais como a falta de precisão nas informações, que provoca ineficiência no atendimento a clientes, redução do giro de estoque e alto índice de obsolescência agravada pela grande diversidade de produtos. Este trabalho tem como objetivo identificar os problemas da gestão da demanda na cadeia de suprimentos do setor de laticínios e propor abordagens de melhoria para alcançar a efetividade da gestão da demanda no setor. O método de pesquisa foi o estudo de caso em duas indústrias de laticínios localizadas no estado de Minas Gerais. Deste estudo, conclui-se que a gestão da demanda das organizações em estudo é afetada por várias questões, que incluem a centralização na formulação da previsão de vendas sem o envolvimento e compartilhamento das informações; falta de registro sistemático e acurado dos dados para o desenvolvimento das previsões de vendas; baixo relacionamento com consumidores e varejistas; não utilização de indicadores de desempenho de vendas como direcionador chave do planejamento da demanda e falta de controle dos estoques das lojas varejistas por parte das indústrias. Assim, o desenvolvimento de uma abordagem mais sistemática e integrada de gestão da demanda na cadeia de suprimento pode resultar na melhoria do serviço prestado ao cliente, contribuindo para um nível maior de disponibilidade do produto.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3371
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/337
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.