Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3381
Título: Controle de Qualidade dos Serv iços de Auditoria Independente: Um Estudo Compara tivo entre as Normas Brasileiras e as Normas Internacionais
Editora / Evento / Instituição: Contabilidade, Gestão e Governança
Descrição: A atividade de auditoria independente exerce um papel importante no bom funcionamento do mercado por contribuir para maior confiabilidade das informações quanto à sua transparência e adequação de forma independente e com base em procedimentos técnicos e profissionais. Para assegurar a qualidade dos serviços prestados pela auditoria independente é necessário um efetivo controle de qualidade desses serviços. A mencionada qualidade está diretamente relacionada à independência e à competência técnica do auditor e no nível de regulação exercido pelas entidades supervisoras. Padrões e normas que tratam de serviços de consultoria, conflitos de interesse, comitê de auditoria e rodízio periódico obrigatório do auditor independente procuram garantir a independência dos serviços prestados. A competência técnica é buscada por meio do exame de qualificação técnica e de programa de educação profissional continuada. O programa interno de controle de qualidade dos serviços prestados e a revisão pelos pares constituem, respectivamente, exemplo de controle interno e externo sobre a auditoria independente. Face ao exposto, buscou-se neste trabalho, avaliar o nível de aderência das normas brasileiras relacionadas com o controle de qualidade dos serviços de auditoria independente com as normas norte internacionais. Como resultado da pesquisa, concluiu-se forte convergência das normas brasileiras relativamente à internacionalmente adotadas.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3381
Outros identificadores: https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/54
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.