Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3476
Título: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL SOBRE A PROPOSTA DE REVISÃO DA ESTRUTURA CONCEITUAL DO IASB
Palavras-chave: Estrutura Conceitual da Contabilidade. DP/2013/1. IFRS. Usuários da Informação Contábil. Análise de Conteúdo.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos usuários da contabilidade sobre a proposta de revisão da Conceptual Framework for Financial Reporting propostos no Discussion Paper - DP/2013/1 emitido pelo IASB, afim de descobrir qual o nível de concordância ou discordância dos usuários perante a proposta do DP/2013/1 e quais as taxonomias dos argumentos utilizados para fundamentar a opinião dos respondentes, à luz da teoria contábil. Foram selecionadas as comment letters que respondiam todas as perguntas, perfazendo um total de 80 cartas. Os Normatizadores figuraram em primeiro lugar no envio de comment letters, atingindo o percentual de 27,5% da totalidade da amostra, seguido por Associação de Classe com 25%. A academia atingiu baixa participação, sendo apenas 8,75% ocupando a quinta colocação. O nível de concordância perfaz um percentual de 69,72, seguido por 20,91 e 9,38 pontos percentuais, respectivamente para o nível de discordância e opiniões parciais. Em linhas gerais, 47% dos argumentos pertencem à categoria escopo, seguido pelas respostas Sem Argumento com 21%, Exemplos com 9%, Efeitos Internos e Externos com 7%, Due process com 6% e Definição com 2%. Assim, os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos respondentes concorda com a proposta do IASB e, para embasar seus argumentos – no geral – fazem uso da experiência prática e o que pensam no tocante a determinados assuntos, sem a utilização de qualquer embasamento teórico que desse suporte a temática analisada.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3476
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/275
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.