Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3490
Título: HABILIDADES PROFISSIONAIS DO CONTADOR PRECONIZADAS PELA IFAC: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO
Autor(es): Agradecemos o apoio da FAPEMIG
Palavras-chave: Ensino em Contabilidade. International Education Standards 3. Competências Profissionais.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: A finalidade geral do ensino em contabilidade é promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam ao profissional contábil ingressar no mundo do trabalho com condições de atender às necessidades dos diversos usuários da informação contábil. Embora o processo de convergência dos padrões contábeis esteja em franco desenvolvimento em praticamente todo o mundo, as realidades econômico-sociais, culturais e jurídicas, bem como as práticas contábeis em cada país possuem peculiaridades. Nesse sentido, espera-se que uma norma elaborada para ter alcance mundial tenha desempenhos díspares em localidades distintas. O presente estudo teve por objetivo verificar o grau de importância que os profissionais da contabilidade atuantes no Triângulo Mineiro atribuem às habilidades preconizadas pela IES 3 – International Education Standards 3 - da IFAC – International Federation of Accountants. Em termos metodológicos, aplicou-se um questionário a uma amostra composta por 126 profissionais da região do Triângulo Mineiro graduados em Ciências Contábeis. Foram verificados altos percentuais de concordância dos profissionais em relação aos itens pesquisados (IES 3). Também pode ser constatado por meio da análise fatorial que os quatro fatores gerados agruparam itens de forma semelhante àquela preconizada pela IFAC, apontando aderência da IES 3 à realidade dos profissionais da amostra.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3490
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/121
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.