Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3493
Título: A RELAÇÃO ENTRE A INTANGIBILIDADE E O DESEMPENHO ECONÔMICO: ESTUDO COM EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO DO BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL (BRICS)
Palavras-chave: Ativos intangíveis. Competitividade. Desempenho econômico. BRICS.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: O objetivo do presente artigo foi investigar a existência de relação entre o grau de intangibilidade e o desempenho econômico de empresas de capital aberto do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Para tanto, utilizou-se de pesquisa descritiva, documental e quantitativa, considerando uma ampla amostra de empresas dos setores econômicos da indústria, utilidades, transportes, bancos, seguros e holdings. A análise se deu por meio de modelos econométricos com dados usando painel com efeitos fixos e aleatórios, estimados para cada uma das três variáveis dependentes propostas: retorno sobre ativos (ROA), giro do ativo (GA) e o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE). Como variáveis independentes foram consideradas o grau de intangibilidade (GI), o crescimento de vendas (CV), o tamanho, o endividamento e variáveis dummies para representar os países e os segmentos econômicos. Para testar a hipótese de que não há relação entre o grau de intangibilidade e o desempenho econômico procedeu-se análise utilizando painel balanceado com 6.074 observações correspondentes aos períodos compreendidos entre os anos de 2009 a 2012. Adicionalmente, utilizou-se painel com 5.028 observações, considerando os dados da variável GIn-1. A partir dos resultados encontrados nas análises, constatou-se a presença de diversas relações estatisticamente significativas, mostrando a influência do grau de intangibilidade das empresas no desempenho econômico.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3493
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/138
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.