Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3499
Título: GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM COOPERATIVAS NO BRASIL: AVALIANDO O INCOME SMOOTHING ÀS FILIADAS DO SICREDI
Autor(es): CNPq e Programa de Auxílio à Pesquisa de Doutores Recém-Contratados da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais .
Palavras-chave: Gerenciamento de resultados. Income Smoothing, cooperativas de crédito. Sicredi, dados em painel.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: Este trabalho explorou a prática de gerenciamento de resultados em cooperativas de crédito no Brasil filiadas ao Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI). Estudos sobre o tema de gerenciamento de resultados no Brasil tem se acelerado nas últimas décadas, mas o caso das instituições financeiras ainda é um tema em aberto, já que o gerenciamento de resultados nestas pode impactar negativamente toda a estrutura do sistema financeiro. Esta pesquisa tratou especificamente de verificar a existência de gerenciamento de resultados através de income smoothing, que consiste em suavizar os picos e vales históricos na série de resultados das instituições, objetivando reduzir a volatilidade dos retornos da entidade, de modo a esconder ganhos em períodos mais rentáveis e os apresentar em épocas menos rentáveis. A base de dados consiste em um painel desbalanceado com observações de 149 cooperativas de crédito vinculadas ao Sicredi, no período entre o primeiro semestre de 2001 e o segundo semestre de 2011, e foram fornecidos pelo Banco Central do Brasil. O modelo foi estimado via regressão múltipla com dados em painel assumindo efeitos fixos, e utilizou-se o método de Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis, considerando as correções para heterocedasticidade e autocorrelação. Os resultados encontrados corroboram a hipótese de que as instituições financeiras analisadas utilizam da discricionariedade contábil para suavizar os resultados, uma vez que o resultado antes das despesas líquidas de provisões apresentou sinal positivo e estatisticamente significativo para explicar as variações na variável dependente, despesas líquidas com provisões para perdas em operações de crédito, no período analisado. Resultado este condizente com o que foi encontrado por Maia et. al. (2013) para as cooperativas de crédito filiadas ao Sistema das Cooperativas de Crédito no Brasil (Sicoob) no mesmo período de análise.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3499
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/204
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.