Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3508
Título: ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR MEIO DE DECISÕES OPERACIONAIS NAS EMPRESAS COMPONENTES DO IBrX – ÍNDICE BRASIL
Palavras-chave: Gerenciamento de resultados. Decisões operacionais. Teoria da agência.
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: Os relatórios contábeis constituem o principal meio de disponibilização de informações financeiras para os agentes de mercado. Essas informações, no entanto, podem ser gerenciadas mediante decisões operacionais que buscam afetar as informações reportadas ao mercado. O presente estudo tem por objetivo verificar em que medida as empresas que compõe IBrX – Índice Brasil, da BM&FBovespa, gerenciam seus resultados contábeis, baseadas em decisões operacionais. Foram coletados dados contábeis das 100 empresas listadas no IBrX, no período de 2007 a 2011, utilizando os modelos desenvolvidos por Dechow, Kothari e Watts (1998), implementados por Roychowdhury (2006) e estimados por meio de dados em painel. As evidências estatísticas apontaram que, dentre as principais práticas de gerenciamento por decisões reais, as empresas do IBrX não utilizaram o volume de vendas e os níveis de produção para aumentar ou reduzir os resultados contábeis. Esses resultados podem sugerir que os problemas de agência, presentes nessas organizações, podem ter sido mitigados, inibindo a utilização dessas estratégias. Além disso, a manipulação dos accruals contábeis pode ter sido preferida em relação às decisões operacionais, já que, normalmente, não reflete em fluxos de caixa e não influenciam a estrutura operacional das empresas.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3508
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/156
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.