Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3514
Título: GERENCIAMENTO DE RESULTADOS PARA SUSTENTAR A EXPECTATIVA DO MERCADO DE CAPITAIS: IMPACTOS NO ÍNDICE MARKET-TO-BOOK
Palavras-chave: Gerenciamento de resultados. Market to book. Incentivos. Accruals. Mercado de capitais
Editora / Evento / Instituição: AnpCONT
Descrição: Este estudo analisou se o índice market-to-book utilizado no mercado de capitais como medida que captura as oportunidades de crescimento das firmas e a expectativa de fluxo de caixa futuro pode ser utilizado como incentivo para que executivos gerenciem os resultados para manter a expectativa dos diversos agentes do mercado. A amostra possui um total de 931 observações para o período de 1998 até 2005. Os accruals discricionários (proxy para gerenciamento de resultados) foram obtidos por uma regressão robusta utilizando o modelo desenvolvido por Kang e Sivaramakrishnan (1995). Inicialmente foram formados dois grandes grupos de firmas, sendo 552 observações para firmas com market-to-book menor que 1 e 379 com índice maior que 1, que foram testados com uma regressão com variável binária (dummy) e teste de diferença de média entre os dois grupos. Adicionalmente, realizou-se uma terceira regressão com variáveis binárias agrupando as firmas com market-to-book entre 0 e 1, maior que 1 e menor que 0 para corroborar os resultados. As evidências dos testes estatísticos indicam que as firmas com market-to-book entre 0 e 1 e, principalmente, acima de 1 possuem relação positiva e maior grau no teste de média com os accruals discricionários do que os demais grupos de firmas. Dessa forma, as firmas com esta medida maior que 1 possuem incentivos do mercado para gerenciar os resultados e manter o valor de mercado descolado do valor contábil (book-value) complementarmente às atividades das companhias para gerar fluxo de caixa futuro.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3514
Outros identificadores: http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/37
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.