Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3602
Título: | Strategies playfull and learning styles: insights on the teaching of accounting ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS LUDOPEDAGÓGICAS: PERCEPÇÕES NO ENSINO DA CONTABILIDADE |
Palavras-chave: | Playful Strategies. Learning Styles. Accounting Education. Estratégias Lúdicas. Estilos de Aprendizagem. Educação Contábil. |
Editora / Evento / Instituição: | AnpCONT |
Descrição: | This research aimed to examine if age, gender and learning style are related in the perception of accounting students when employing playful strategies. Data was collected via survey instrument developed by the authors based on Kolb's (1984) inventory, which was validated with Cronbach's alpha of 0.873. Intentional sample was composed by 206 Accounting graduate students registered in a federal university in Southern Brazil. Data analysis involved statistical techniques such as factor analysis, cluster analysis and nonparametric chi-square. Results show evidence that learning styles are related to students' perceptions regarding the use of playful strategies in class. As for age and gender variables, they did not show evidence of relationship. These results confirm the importance of considering learning styles when planning the teaching strategies to be adopted by Accounting professors. Este estudo teve como objetivo geral analisar se existe relação das variáveis idade, gênero e estilo de aprendizagem na percepção de estudante de contabilidade sobre o emprego de estratégias lúdicas. A coleta de dados ocorreu por meio de instrumento de pesquisa elaborado pelos autores a partir do inventário de Kolb (1984) e validado com Alfa de Cronbach de 0,873. A amostra, intencional, foi composta por 206 estudantes matriculados no curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal do sul do Brasil. Para análise dos dados foram utilizadas as técnicas estatísticas de análise fatorial, análise de clusters e o teste não-paramétrico Qui-Quadrado. Os resultados apontam indícios de que os estilos de aprendizagem estão relacionados à percepção dos estudantes quanto ao uso de estratégias lúdicas em sala de aula. Quanto às variáveis idade e gênero, não se verificou evidências da relação. Os resultados confirmam a importância de se considerar os estilos de aprendizagem ao se planejar as estratégias de ensino a serem adotadas. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3602 |
Outros identificadores: | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/117 |
Aparece nas coleções: | Revista ASAA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.