Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3653
Título: Characteristics of the ideal teacher: a perception of the undergraduate students in Accounting sciences of a community university in the state of Santa Catarina
Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Ideal teacher; Graduation students; Accounting.
Ciências Sociais Aplicadas; Ciência Contábil
Professor ideal; Graduandos; Ciências Contábeis.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: The present research aimed to analyze these characteristics of the ideal teacher in the perception of the selected population of a community university in the state of Santa Catarina. As methodology, this study is classified as quantitative in terms of its approach, descriptive as to the objective and, with regard to procedures, it has a collection survey. As a data collection instrument, a validated questionnaire has been employed and used by Guelfi, Tumelero, Antonelli and Voese (2018), containing 34 questions about which characteristics define an ideal teacher. The population of this research was of 138 students, enrolled in 2018/2, resulting in a sample of 102 respondents, which represents 73.91% of the population. The data have been tabulated in Microsoft Excel software and descriptive and univariate statistics has been employed as analysis techniques, by means of relative frequency, mean, standard deviation, correlation and T-test, calculated with the IBM SPSS Statistics 22 software. As main results, we found that the most relevant characteristics indicated by students were: showing knowledge of the subject theory they are teaching, showing knowledge about the practice of the subject they are teaching and showing how to make a connection between theory and practice. The less emphasized characteristics are related to attributes and showing physical beauty, neatness (well-dressed, combed hair, always neat) and presenting a pleasant tone of voice.
A presente pesquisa teve como objetivo analisar essas características do professor ideal na percepção da população selecionada de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Quanto à metodologia, este estudo se classifica como quantitativo quanto à sua abordagem, descritivo quanto ao objetivo e, no que diz respeito aos procedimentos, conta com uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário validado e utilizado por Guelfi, Tumelero, Antonelli e Voese (2018), que contém 34 questões sobre quais características definem um professor ideal. A população desta pesquisa foi de 138 alunos, matriculados em 2018/2, resultando em uma amostra de 102 respondentes, que representa 73,91% da população. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel e foram utilizadas como técnicas de análise a estatística descritiva e univariada, por meio da frequência relativa, média, desvio-padrão, correlação e teste T, calculadas com o software IBM SPSS Statistics 22. Como principais resultados, verificou-se que as características mais relevantes indicadas pelos discentes foram ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, ter conhecimento da prática do assunto que está lecionando e saber fazer a ligação entre teoria e prática. Já as características menos enfatizadas estão relacionadas aos atributos e ter beleza física, ser asseado (bem-vestido, cabelo penteado, sempre arrumado) e ter tom de voz agradável.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3653
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3001
10.16930/2237-766220203001
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.