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Título: Influência do posicionamento estratégico na adoção de práticas gerenciais financeiras no contexto de pequenas indústrias
Influence of strategic positioning in the adoption of financial management practices in the context of small industries
Palavras-chave: Ciências Sociais Aplicadas; Ciência contábil; Contabilidade
Posicionamento estratégico; Ferramentas gerenciais; Pequenas indústrias
Strategic positioning; Management tools; Small industries.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: O objetivo do estudo foi identificar a influência do posicionamento estratégico na adoção de ferramentas gerenciais financeiras no contexto de pequenas indústrias da microrregião da Amurel e, adicionalmente, buscar resposta para hipótese acerca da possibilidade de que o nível de utilização das práticas de gestão financeira seja igual nas empresas de pequeno porte, independentemente do posicionamento estratégico adotado. Foi utilizada metodologia classificável como descritiva e quantitativa, sendo que a coleta de dados ocorreu por meio de questionário fundamentado na Teoria da Contingência, na análise do posicionamento estratégico e nas ferramentas gerenciais financeiras dos quatro estágios elencados pela International Federation of Accountants. Como resultados, têm-se que as práticas gerenciais do primeiro e do segundo estágio são as mais utilizadas (com média 55,91% e 69,32%, respectivamente), se comparadas com os instrumentos integrantes do terceiro (40%) e do quarto estágio (44,46%). A principal contribuição do estudo consiste em apontar evidência estatística de que o posicionamento estratégico escolhido por indústrias de pequeno porte não afeta o nível de utilização das ferramentas financeiras nesse contexto empresarial.
The objective of the study was to identify the influence of strategic positioning on the adoption of financial management tools in the context of small industries in the AMUREL (Brazilian Portuguese abbreviation for the Laguna Region Municipalities Association) micro-region and, additionally, to seek an answer to the hypothesis about the possibility that the level of use of financial management practices is equal in small companies regardless of strategic positioning adopted. Methodology classified as descriptive and quantitative was used and the data collection has taken place by means of a questionnaire based on the so-called Contingency Theory in the analysis of the strategic positioning and in the financial management tools of the four stages listed by the International Federation of Accountants. As a result, it has been found that the management practices of the first and second stages are the most used (with an average of 55.91% and 69.32%, respectively) when compared with the instruments belonging to the third (40%) and fourth stages (44.46%). The main contribution of the study is to point out statistical evidence that the strategic positioning chosen by small industries does not affect the level of use of financial tools in this business context.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3688
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2990
10.16930/2237-766220202990
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