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Título: Contribution of the reading habit of Accounting Science students in the development of professional skills
Contribuição do hábito de leitura dos discentes do curso de Ciências Contábeis para o desenvolvimento de competências profissionais
Autor(es): CAPES
Palavras-chave: Reading Functions; Reading Comprehension; Accountant Skills.
Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Contábeis
Funções da leitura; Compreensão da leitura; Competências do contador.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: This paper aims to identify the reading habit contribution of accounting students for their professional improvement as an accountant using Cloze test (Taylor, 1953) and reading functions scale (Greaney & Neuman, 1990). The research is an exploratory investigation, applied at a university to verify if undergraduate students habit improves their professional skills. The sample is composed by 180 students from the Accounting Sciences course, and it was obtained by accessibility. For data collection, it was applied a questionnaire containing the reading function scale with the following functions: general learning; utility; morality; and stimulation, as well as a text prepared with Cloze technique. The answers were consolidated and analyzed applying the established by the Dicionário de Competência do Contador. Based on the results of the Cloze test it was verified that the undergraduate students present difficulties in textual comprehension. Concerning the reading function tests, the results showed a better use of the Utility and General Learning functions. It reveals that there is a property environment for developing the Accountant skills related to the General Learning and Utility, through reading; however, Morality and Stimulation should be encouraged to overcome comprehension difficulties.
Este estudo objetivou identificar a contribuição do hábito de leitura dos estudantes de ciências contábeis para a sua formação profissional como contadores a partir da aplicação do teste de Cloze (Taylor, 1953) e da escala de funções de leitura (Greaney & Neuman, 1990). Assim, a pesquisa de caráter exploratório investiga, em uma instituição de ensino superior, se o hábito de leitura dos estudantes favorece a utilização de tal habilidade como instrumento para desenvolver competências profissionais do contador. A amostra é composta de 180 universitários do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior, obtida por acessibilidade. Na coleta de dados, foi aplicado questionário contendo a escala de funções da leitura, com as funções aprendizagem, utilidade, moralidade e estímulo, bem como um texto preparado segundo a técnica Cloze. As respostas foram consolidadas e analisadas à luz do que estabelece o Dicionário de Competência do Contador. A partir dos resultados da aplicação do teste de Cloze, verifica-se que os alunos apresentam dificuldades na compreensão textual. Em relação aos testes de função de leitura, os resultados demonstraram maior uso das funções aprendizagem e utilidade pelos universitários. Verificou-se que há ambiente propício para o desenvolvimento das competências do contador ligadas à aprendizagem e à utilidade por meio da leitura, porém as funções moralidade e estímulo precisam ser incentivadas de modo a superar as dificuldades de compreensão.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3701
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2825
10.16930/2237-766220192825
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