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Título: FACTORS OF ANTICIPATORY SOCIALIZATION: A STUDY WITH STUDENTS OF ACCOUNTING SCIENCES
Fatores de socialização antecipatória: um estudo com alunos de ciências contábeis
Autor(es): Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior .
Palavras-chave: Motivation; Perception of Environment; Involvement; Professional Commitment.
Ciencias Contábeis
Motivação; Percepção de ambiente; Envolvimento; Compromisso profissional.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: Motivation, environmental perception, involvement and professional commitment are characterized as sociable elements of an individual. In this context, this study investigates the factors of anticipatory socialization of university students of accounting from two federal universities in the state of Paraná under the conceptual and methodological support of the Astin model. The data were collected through a questionnaire adapted from the study of Ahmad, Anantharaman and Ismail (2012), applied to 71 graduating students in the year 2016, and were treated with the statistical techniques of descriptive analysis and Structural Equation Modeling via Partial Least Square (PLS). The research findings suggest that the motivation and environmental perception factors do not affect in a statistically significant way on the involvement and, consequently, the professional commitment. However, it was confirmed that the motivation positively and significantly affects the professional commitment. Thus, these results instigate future research to include other cognitive characteristics of students that may influence them in the face of professional commitment.
Motivação, percepção do ambiente, envolvimento e compromisso profissional caracterizam-se como elementos sociáveis de um indivíduo. Nesse contexto, este estudo investiga os fatores de socialização antecipatória de estudantes universitários de Contabilidade de duas universidades federais do estado do Paraná, sob a sustentação conceitual e metodológica do modelo de Astin. Os dados foram coletados por meio de um questionário adaptado do estudo de Ahmad, Anantharaman e Ismail (2012), aplicado a 71 alunos concluintes da graduação no ano de 2016, e foram tratados com as técnicas estatísticas de análise descritiva e de Modelagem de Equações Estruturais via Partial Least Square (PLS). Os achados da pesquisa sugerem que os fatores de motivação e de percepção de ambiente não impactam de forma estatisticamente significativa no envolvimento e, por consequência, no compromisso profissional. Contudo, confirmou-se que a motivação afeta de forma positiva e significativa o comprometimento profissional. Com isso, os resultados instigam pesquisas futuras para incluir outras características cognitivas dos alunos, as quais possam influenciá-los frente ao compromisso profissional.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3714
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2601
10.16930/2237-7662/rccc.v17n52.2601
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