Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4261
Título: TEORIAS DA SEMIÓTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Semiotic and theories of organizational culture: a study in a military institution of brazilian army
Palavras-chave: Teorias da semiótica; Valores e cultura organizacionais; heory of semiotics; Values and organizational culture
Editora / Evento / Instituição: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
Descrição: Buscou-se neste artigo, a partir de teorias da semiótica e de percepções dos integrantes de uma organização militar, valores organizacionais e culturais que orientam o comportamento cotidiano da organização. O estudo teve um delineamento qualiquantitativo (misto) e utilizou um instrumento de pesquisa já validado por estudos anteriores (Escala de Valores Organizacionais – EVO), porém, adaptado e orientado por meio de teorias da semiótica. O lócus da pesquisa empírica foi uma Organização Militar do Exército Brasileiro e os resultados evidenciaram, segundo o universo simbólico dos seus integrantes, um conjunto de valores que sinalizam o comportamento e a cultura organizacional desta importante instituição nacional. Palavras-Chave: Teorias da semiótica; Valores e cultura organizacionais. SEMIOTIC AND THEORIES OF ORGANIZATIONAL CULTURE: A STUDY IN A MILITARY INSTITUTION OF BRAZILIAN ARMY ABSTRACT This Article is to demonstrate, from the theories of semiotic and from members’ perceptions of a military organization, organizational and cultural values that guide the daily behavior of the organization. The study had a (mixed) quality and quantitative design and using a research tool for already validated by previous studies (Scale Organizational Values - SOV), however, adapted and directed by theories from the semiotics. The locus of the empirical research was a military organization of the Brazilian Army and theresults showed, in the symbolic universe of its members, a set of values that indicate the behavior and organizational culture of this important national institution. Keywords: Theory of semiotics; Values and organizational culture
This Article is to demonstrate, from the theories of semiotic and from members’ perceptions of a military organization, organizational and cultural values that guide the daily behavior of the organization. The study had a (mixed) quality and quantitative design and using a research tool for already validated byprevious studies (Scale Organizational Values - SOV), however, adapted and directed by theories from the semiotics. The locus of the empirical research was a military organization of the Brazilian Army and the results showed, in the symbolic universe of its members, a set of values that indicate the behavior and organizational culture of this important national institution. Keywords: Theory of semiotics; Values and organizational culture.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4261
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/600
Aparece nas coleções:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.