Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4261
Título: | TEORIAS DA SEMIÓTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO Semiotic and theories of organizational culture: a study in a military institution of brazilian army |
Palavras-chave: | Teorias da semiótica; Valores e cultura organizacionais; heory of semiotics; Values and organizational culture |
Editora / Evento / Instituição: | REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ |
Descrição: | Buscou-se neste artigo, a partir de teorias da semiótica e de percepções dos integrantes de uma
organização militar, valores organizacionais e culturais que orientam o comportamento cotidiano da
organização. O estudo teve um delineamento qualiquantitativo (misto) e utilizou um instrumento de
pesquisa já validado por estudos anteriores (Escala de Valores Organizacionais – EVO), porém, adaptado
e orientado por meio de teorias da semiótica. O lócus da pesquisa empírica foi uma Organização Militar do
Exército Brasileiro e os resultados evidenciaram, segundo o universo simbólico dos seus integrantes, um
conjunto de valores que sinalizam o comportamento e a cultura organizacional desta importante instituição
nacional.
Palavras-Chave: Teorias da semiótica; Valores e cultura organizacionais.
SEMIOTIC AND THEORIES OF ORGANIZATIONAL CULTURE:
A STUDY IN A MILITARY INSTITUTION OF BRAZILIAN ARMY
ABSTRACT
This Article is to demonstrate, from the theories of semiotic and from members’ perceptions of a military
organization, organizational and cultural values that guide the daily behavior of the organization. The
study had a (mixed) quality and quantitative design and using a research tool for already validated by
previous studies (Scale Organizational Values - SOV), however, adapted and directed by theories from the
semiotics. The locus of the empirical research was a military organization of the Brazilian Army and theresults showed, in the symbolic universe of its members, a set of values that indicate the behavior and
organizational culture of this important national institution.
Keywords: Theory of semiotics; Values and organizational culture This Article is to demonstrate, from the theories of semiotic and from members’ perceptions of a military organization, organizational and cultural values that guide the daily behavior of the organization. The study had a (mixed) quality and quantitative design and using a research tool for already validated byprevious studies (Scale Organizational Values - SOV), however, adapted and directed by theories from the semiotics. The locus of the empirical research was a military organization of the Brazilian Army and the results showed, in the symbolic universe of its members, a set of values that indicate the behavior and organizational culture of this important national institution. Keywords: Theory of semiotics; Values and organizational culture. |
URI: | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4261 |
Outros identificadores: | http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/600 |
Aparece nas coleções: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.