Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4264
Título: CFC sufficency exam is back
O RETORNO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC
Palavras-chave: CFC; UNCTAD; Accounting Curriculum; Curriculum Contábil
Editora / Evento / Instituição: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
Descrição: Due to the changes in the global economy, the accountants are seeking for new knowledge to advance their careers. To assure qualified professionals in the market, the National Accounting Council (CFC) required from 2000 to 2004, a sufficiency examination (analogous to CPA) for all graduates students with the objective to assess technical knowledge. This research aims to evaluate the examination applied by the CFC and the job offers found in the newspaper for the accountants based on the accounting Curriculum model proposed by ISAR/UNCTAD (1999) adapted by Riccio and Sakata (2004) during the period from 2000 to 2004. We found that the examination did not reflect the curriculum model adopted since it onlycovers 2 categories. It does not cover general knowledge and information technology (IT). We also found that the two categories not present in the exam were very (and increasingly) important for the job’s offers found in the newspaper during the period studied. Finally, it is concluded that although the examination strongly takes Accounting knowledge into account, it does not necessarily assess the accounting professional in the way that the job market needs or requires. CFC should redesign the examination to follow demands in a competitive and globalized market. Keywords: CFC; UNCTAD; Accounting Curriculum.
A busca por novos conhecimento está se tornando muito frequente para os profissionais contábeis em função das mudanças nas organizações e na economia. O Conselho Federal de Contabilidade procurou até 2004, por meio do exame de suficiência, habilitar apenas profissionais capacitados para atender o mercado. Esta pesquisa tem como objetivo comparar o antigo exame de suficiência do CFC em relação as ofertas de empregos para o profissional contábil encontradas no jornal Estado de São Paulo (ESP) tomando como base o modelo do currículo mundial proposto pelo ISAR/UNCTAD (1999) que classifica o conhecimento necessário para o profissional contábil em 4 categorias (contábil, organizacional, tecnológico e geral). Foram analisados todos os exames de suficiência do CFC e todas as ofertas de empregos no jornal de Domingo de 2000 a 2004 e classificados de acordo com o modelo adotado. Os resultados demonstram que o antigo exame do CFC não estava de acordo com o modelo ISAR/UNCTAD. Já o mercado parece estar em melhor sintonia como modelo utilizado. A comparação entre o exame do CFC e o mercado de trabalho só pode ser realizada em duas dimensões uma vez que o CFC não ofereceu a dimensão de conhecimento em tecnologia e conhecimento organizacional que são muito valorizadas no mercado de trabalho. Finalmente, concluímos que embora o exame priorizasse o conhecimento contábil, é necessário expandir o conhecimento dos profissionais e assim atender os objetivos do exame do CFC. Acreditamos que o CFC deva rever a sua visão em relação aos objetivos do exame de suficiente e propor um novo formato de tal modo que atenda as necessidades do mercado de trabalho, realçando a relevância do profissional contábil e também contribua para a modernização do Curriculo Contábil. Palavras-Chave: CFC; UNCTAD; Curriculum Contábil. CFC SUFFICENCY EXAM IS BACK ABSTRACT Due to the changes in the global economy, the accountants are seeking for new knowledge to advance their careers. To assure qualified professionals in the market, the National Accounting Council (CFC) required from 2000 to 2004, a sufficiency examination (analogous to CPA) for all graduates students withthe objective to assess technical knowledge. This research aims to evaluate the examination applied by the CFC and the job offers found in the newspaper for the accountants based on the accounting Curriculum model proposed by ISAR/UNCTAD (1999) adapted by Riccio and Sakata (2004) during the period from 2000 to 2004. We found that the examination did not reflect the curriculum model adopted since it only covers 2 categories. It does not cover general knowledge and information technology (IT). We also found that the two categories not present in the exam were very (and increasingly) important for the job’s offers found in the newspaper during the period studied. Finally, it is concluded that although the examination strongly takes Accounting knowledge into account, it does not necessarily assess the accounting professional in the way that the job market needs or requires. CFC should redesign the examination to follow demands in a competitive and globalized market. Keywords: CFC; UNCTAD; Accounting Curriculum.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4264
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/603
Aparece nas coleções:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.