Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4277
Título: ESTUDO MULTICASOS E DE ANÁLISE DE AGLOMERADO ACERCA DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS
Multi-case study and agglomeration analysis regarding the internationalization process of small businesses
Palavras-chave: Internationalization of Enterprises; Small Business; Cluster Analysis; Internacionalização de Empresas; Pequenas Empresas; Análise de Aglomerado
Editora / Evento / Instituição: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
Descrição: Dados do SEBRAE revelam que o índice de mortalidade de pequenas empresas brasileiras é elevado, sendo algumas das causas o comportamento empreendedor pouco desenvolvido e a insuficiência de políticas de apoio aos pequenos negócios. Esse cenário pode ser minimizado por meio do processo de internacionalização, com o apoio de políticas públicas voltadas para a abertura de mercados externos. O objetivo do estudo é conhecer peculiaridades acerca do processo de internacionalização de 24 pequenas empresas que estavam expondo seus produtos em stands no 124º Encontro do Comércio Exterior e depois identificar grupos homogêneos de empresas. Realizou-se pesquisa qualitativa, por meio de estudos multicasos, e quantitativamente efetuou-se análise de agrupamentos. Os achados da pesquisa mostraram que a maioria das empresas pesquisadas já se internacionalizou, enfrentam barreiras burocráticas, tributárias e culturais para exportar e recebem algum apoio de órgãos governamentais. Palavras-Chave: Internacionalização de Empresas; Pequenas Empresas; Análise de Aglomerado. ABSTRACT Data from SEBRAE show that the mortality rate of small brazilian companies is high, and some of the causes poorly developed entrepreneurial behaviour and lack of policies to support small business. This scenario can be minimised through the process of internationalization, with the support of public policies geared to the opening of foreign markets. The objective of the study is known peculiarities about the process of internationalization of 24 small companies that were exhibiting their products at 124th stands at of Foreign Trade and then identify homogeneous groups of companies. Its a qualitative research, through studies multicasos and quantitative analysis is made of cluster analysis. The findings of the survey showed that most of the companies surveyed have already internacionalizaram, face bureaucratic barriers, and cultural tax for export and receive some support from government agencies. Keywords: Internationalization of Enterprises; Small Business; Cluster Analysis.
Data from SEBRAE show that the mortality rate of small brazilian companies is high, and some of the causes poorly developed entrepreneurial behaviour and lack of policies to support small business. This scenario can be minimised through the process of internationalization, with the support of public policies geared to the opening of foreign markets. The objective of the study is known peculiarities about the process of internationalization of 24 small companies that were exhibiting their products at 124th stands at of Foreign Trade and then identify homogeneous groups of companies. Its a qualitative research, through studies multicasos and quantitative analysis is made of cluster analysis. The findings of the survey showed that most of the companies surveyed have already internacionalizaram, face bureaucratic barriers, and cultural tax for export and receive some support from government agencies.   Keywords: Internationalization of Enterprises; Small Business; Cluster Analysis.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4277
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/626
Aparece nas coleções:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.