Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4561
Título: MEDIDAS DE CRIAÇÃO DE VALOR: ANÁLISE DO CASO NATURA S.A.
Editora / Evento / Instituição: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
Descrição: Este trabalho tem como proposta analisar o valor gerado ao acionista da Natura S.A., com base no patrimônio líquido a preço de mercado (PLm), durante os anos de 2007 a 2012. Esta apuração resulta do produto entre a cotação média de mercado das ações e a quantidade de ações em circulação em cada ano analisado. O estudo foi norteado pelo conceito de gestão baseada em valor, pois se espera avaliar o desempenho da empresa durante este período, ou seja, apurar se a organização gerou ou destruiu valor para os seus acionistas. Adotou-se como metodologia a pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso da Natura S.A, uma indústria de cosméticos brasileira. As informações das cotações, quantidades de ações e dos indicadores de desempenho contábil foram extraídas da base Economática®. Como custo de oportunidade, foram utilizados os valores mensais acumulados da taxa Selic em cada ano analisado. Em relação às estimativas de correlação das variáveis, foram analisados dois grupos separadamente, sendo eles: (i) a relação entre a variável valor gerado ao acionista, por meio do PLm, e os indicadores de desempenho contábil lucro líquido por ação (LPA), retorno sobre o ativo (ROA) e retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e (ii) a relação entre a variável valor de mercado, obtida pelo Economática® e os mesmos indicadores de desempenho citados. Os resultados revelaram que durante os anos 2007, 2008 e 2011 houve destruição de valor, enquanto que nos anos 2009, 2010 e 2012 houve criação de valor. Observou-se, ainda, que no primeiro grupo de análise, houve correlação baixa e moderada, enquanto que no segundo, a correlação apresentou-se de substancial a muito forte. Dessa forma, infere-se que, assim como sustenta a teoria de gestão baseada em valor, quando uma empresa apresenta bons lucros, não necessariamente estará criando valor aos seus acionistas, especialmente quando a análise de valor envolve o custo de oportunidade.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4561
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/1727
Aparece nas coleções:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.