Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4566
Título: CARACTERÍSTICAS DO COMITÊ DE AUDITORIA E OS REFLEXOS NO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS NAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Palavras-chave: Contabilidade.
Editora / Evento / Instituição: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
Descrição: O estudo objetiva verificar se as características atreladas ao comitê de auditoria refletem no gerenciamento de resultados nas empresas listadas na BM&FBOVESPA. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, conduzida por meio de análise de conteúdo e abordagem quantitativa. Utilizou-se o modelo KS (1995) para calcular o gerenciamento de resultado e de forma complementar realizou-se o Teste Anova para verificar se havia diferença estatística entre o gerenciamento de resultados das empresas listadas no site da BM&FBovespa. A amostra é composta por 54 empresas listadas nos diferentes segmentos da BM&FBovespa e foi selecionada por apresentarem comitê de auditoria. Os comitês de auditoria desempenham maior controle sobre as atividades internas, zelando pela boa conduta na elaboração das demonstrações financeiras. Os resultados indicam que as características do comitê de auditoria tem pouca relação com o gerenciamento de resultados para os anos analisados (2010 e 2011). Constatou-se ainda que não houve correlação do gerenciamento de resultados com as características de auditoria evidenciado pelo teste Anova. Os resultados encontrados refutam as hipóteses estabelecidas neste estudo e corroboram com o estudo de Cunha et al. (2013).
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4566
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/1744
Aparece nas coleções:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.