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Título: SPED - SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL: UM ESTUDO DO NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS EM UMA CIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Palavras-chave: Escrituração Digital
Editora / Evento / Instituição: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
Descrição: RESUMO O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital pode ser definido como uma ferramenta do governo federal que inova a relação entre o fisco e o contribuinte, pois unifica as atividades de envio de informação para as autarquias, sendo que documenta de forma digital a escrituração comercial e fiscal das sociedades empresárias. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de qualificação dos profissionais de contabilidade em uma cidade do estado de Minas Gerais com relação ao SPED. Foi realizada uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento com ênfase numa abordagem quantitativa. Os dados foram coletados mediante um questionário aplicado a 61 profissionais aleatórios de uma cidade de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que os profissionais entrevistados tiveram contato com os subprojetos do SPED, mas buscaram baixo volume de qualificação acerca do sistema, além de não investirem em treinamentos sobre a ferramenta. Observou-se, também que mesmo os respondentes não tendo a profissionalização necessária para garantir o cumprimento da obrigação estudada, eles estão satisfeitos com os benefícios do referido sistema.  Palavras-chave: SPED, Contabilidade, Qualificação. ABSTRACT SPED - Sistema Público de Escrituração Digital (Public System of Digital Bookkeping) can be defined as a tool which innovates the interrelationship between tax authorities and taxpayer, once it unitizes the activities of sending information to autarchies,  providing digital register of  commercial and fiscal  bookkeeping from companies . The present study aimed at analyzing the qualification level of accounting professionals in a city from Minas Gerais State in relation to SPED.  A descriptive analysis has been undertaken, which can be described as survey, with emphasis on a quantitative approach, and data collection through application of questionnaire to 61 randomized professionals. The results showed that the interviewed professionals got in touch with SPED subprojects, but they sought for low level of qualification relating to the system, and they didn't invest on coaching for this tool. It has also been noticed that, even without the required professionalization, the respondents are satisfied with benefits provided by the alluded system Keywords: SPED, Accounting, Qualification.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4611
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/2882
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